sexta-feira, 1 de abril de 2011

NO DIA EM QUE EU VIREI UM NET... passei a me aborrecer todo dia

No dia da mudança, aproveitei um tempinho para pesquisar sobre serviços de tv a cabo e internet.
O veredicto, tanto via google quanto via twitteiros, foi de que a NET oferecia o serviço menos pior - não há bom serviço nesse setor.

No começo eu relutei, porque no outro apê também era net e o serviço lá é bem ruim: TV e internet ficavam continuamente fora do ar e a cada visita de um técnico, surgia um novo culpado: alguém mexeu na fiação, obras tiraram os cabos do lugar, decodificador não era próprio para os serviços, yada, yada, yada.

Mas sendo assim, acabei assinando com eles, numa promoção de plano de tv básicão + internet + telefone que vai sair por trinta e tantos dinheiros nos primeiros três meses e depois vai pra oitenta e tantos.
Honesto. Se funcionasse.

Começou no dia 24/03, quando os técnicos vieram instalar mas não conseguiram, porque segundo eles havia uma canaleta osbstruída. O técnico ligou na Central para avisar que não havia conseguido e aí começou a primeira lambança: uma atendente super grossa me ligou e disse que a NET não se responsabilizaria por isso pois meu pacote era promocional - informação totalmente errada, porque uma coisa não tem nada a ver com a outra, a NET já não se responsabiliza por isso de qualquer jeito.

No dia seguinte, 25/03, outra equipe de técnicos apareceu: tive que explicar todo o rolo - aparentemente eles não passam as informações ou essa equipe estava pouco interessada.

A princípio, o técnico disse não ser possível fazer a instalação - embora já houvesse um ponto aqui antes.
Nem me abalei: disse então que ligaria lá e cancelaria o serviço para procurar uma empresa séria que oferecesse o serviço, já que o maior interessado deveriam ser eles e não eu.

Aí o discurso mudou e ele deu um jeito.
Disse que faria um teste para saber se o sinal chegaria à minha casa - coisa que aconteceu.
A internet e o telefone funcionaram de primeira, já a TV ficou exibindo a mensagem "seu decodificador está desligado, contacte sua empresa de TV a cabo".

Ele ligou na Central e me explicou que o sinal estava a caminho, que talvez demorasse porque nesse horário haviam muitos técnicos enviando sinais pra Central.
E foi embora.

Aceitei a desculpa dele, porque também precisava ir embora.
Pelo visto o sinal ou se perdeu ou está vindo de jegue, visto que até o dia 01/04 a TV ainda estava exibindo a mesma mensagem.Voltei no domingo e a TV continuava igual.
Liguei na Central de atendimento e a atendente me disse que só podia disponibilizar um técnico na terça, dia 05/04.

Na quinta, mais aborrecimentos: o sinal de internet e telefone sumiram.
Nova ligação: como só havia data para visita do técnico pro dia 06/04, iam deixar pro cara que vinha dia 05/03 já resolver tudo.
Fazer o quê...

Pois bem.
O técnico veio no dia 05/04. Acertou o sinal da internet e o telefone e regulou a TV - para pegar canais abertos.
Mas disse que não podia colocar meu pacote de TV para funcionar, pois o decodificador era muito antigo e eles não davam mais assistência praquele modelo. Me recomendou ligar pra NET e pedir um decodificador digitalizado - não o digital.
Quer dizer: a NET já me mandou um decodificador antigo, que não funciona.
Já sabendo que ele não funcionaria.

Ou seja: vou ter que faltar mais um dia, agendar mais uma visita, perder mais horas de trabalho ($$$) e aturar mais um período sem o serviço que acabei de contratar funcionando.

Liguei lá no dia seguinte e pedir a troca do decodificador - foi sem dor, o que me leva a crer que eles fazem o cliente de otário por esporte.
Já não podiam ter mandado esse maldito decodificador digitalizado, me poupado tempo, aborrecimento, desgaste da imagem (não que eles se importem, aparentemente), os R$ 30 que tive que pagar ao técnico por um cabo que não adiantou porra nenhuma e não ter criado o problema?
Pois é... Não é só o garoto-propaganda da empresa que é um mala...

A visita ficou pro outro dia, 06/04, pela manhã.
Lá vou eu, MAIS UM DIA, me ausentar do escritório, ainda que por algumas horas (que cu$$tam!!).

Mencionei o desconto pelo período em que a TV não funcionou e me concederam uns R$ 13,00 (não ouvi ao certo, já que estava dentro de um ônibus nesse momento, indo pro trabalho - só que eu gastei telefonando praquele telefone que não é grátis já vai dar uma mensalidade...).
Daí o desaforo: não iam me conceder o desconto referente ao problema da internet (que ficou fora de quinta, 31/03, até terça, 05/04) porque segundo a atendente, não havia registro que minha internet estava com problemas, só a TV.

Cacete!!!!
Eu liguei lá no dia 31/03 à noite e eles ainda me falaram que como a próxima data para visita era o dia 06/04, iam encaixar o mesmo técnico no dia 05 pra resolver o problema.

É uma merreca? Deve ser.
Mas é minha merreca, eu trabalhei pra ganhar essa merreca que eles estão me cobrando sem oferecer o serviço, dentre o tanto que já gastei entre ligações, comprando um cabo que não resolveu de nada. Aliás, se eles fossem uma empresa séria e tivessem um pouco de vergonha na cara, dariam esse mês de graça, pra tentar mudar a imagem de picareta que eles agora têm junto a mim.
Mas como eu já disse, essa parece ser a menor das preocupações deles...

Enfim, apareceram no dia 06/04 pela manhã e trocaram o decodificador rapidamente.
Resolveu? Magina... o sinal não habilitava, um problema com o smart card.
O técnico liga na central: "deu um problema no seu cadastro, demora de 24 a 52h pra resolver e liberar o sinal".
A resposta foi automática: "não demora não, amigo, a gente resolve já, cancelando tudo e eu ligo pra uma empresa menos pior que a Net pra me prestar o serviço. Você tem 10 minutos pra fazer tudo funcionar e ir embora, ou eu ligo lá e cancelo. Simples assim. Pode por favor já passar o recado pra atendente que eu já vou ligar na Ouvidoria".
Ele passou o recado, como eu pedi, e avisou: "ela tá bem nervosa!".
E aí, milagre: o sinal apareceu em menos de 2 minutos.

Corpo mole, incompetência, azar?
Não sei e nem quero saber.

Agora tudo funciona.
Mas a sensação que fica é "Funciona. Mas até quando?".

Entre faltas no trabalho, atrasos, ligações pagas para a NET, vou ter um prejuízo que nem quero calcular.
Fora meu aborrecimento, que não tem preço.

A novela ainda não acabou. Por enquanto...
Conselho: não vire um NET. Ou você vai virar um estressado.