quinta-feira, 26 de maio de 2011

VIZINHOS - PARA O BEM E PARA O MAL

Vizinhos são um mal  às vezes necessário, às vezes não.
Mas no fundo você não tem muita escolha sobre essa questão, porque mesmo morando em uma fazenda no meio do mato, certamente terá alguém pra rachar o muro com você.

Num apartamento então, é fatal.
Você é uma ilha cercada de vizinhos por todos os lados.

A não ser que você tenha a mesma sorte que eu, que mora no telhado e não tem vizinhos em cima ou dos lados, só embaixo.
Sorte? Aham...
Sabe aquela piadinha sobre o Brasil não ter terremoto, maremoto, vulcão, tornado, etc., aí Deus diz "espera só pra ver o povinho que eu vou colocar lá"? Então, é isso.

Não tenho vizinhos dos lados ou em cima, mas em compensação a de baixo...
Vale por um conjunto habitacional todo.

A infeliz em questão sempre faz barulhos de madrugada, entre a uma e as 3h da manhã.
Ela gargalha, ela grita, ela bate os móveis, ela derruba coisas... Ela causa.
Sempre de madrugada.

Na segunda à noite eu não dei conta dessa putaria diária e interfonei na portaria pra reclamar.
O sinal de que ia dar merdaveio na resposta do porteiro: "você não quer descer lá e falar com eles?".
"Não, moço, não quero virar capa do Meia Hora não".

O porteiro interfonou e retornou pra mim.
Daí, segurem seus frascos de maracujina: ela faz isso sempre, já baixou polícialá e até o pessoal DO PRÉDIO AO LADO já reclamou da barulheira dela.

Pensei que ela se fosse se acalmar, mas nada.
Ela interfonou na minha casa, falou um monte, disse que não estava fazendo barulho algum, me xingou, questionou avalidadede eu estar morando lá, enfim...

Tirei uma serenidade do fundo falso do meu baú e disse que não ia bater boca com ela naquela hora da madrugada, desejei boa noite e desliguei.

Ela tornou a ligar.
Daí eu já tava com a reserva de paciência no bafo faz tempo e a conversa foi bem mais "calorosa" até o bofe dela catar o interfone, mandar ela ir dormir e desligar.

ERRO: nessas horas, a gente tem que segurar o ímpeto e não interagir.
Essa briga não deve ser com o condômino**, mas sim com o condomínio.
Cabe aos administradores resolverem essa questão.
Dessa forma também, você se resguarda de qualquer processo ligado à sua pessoa.

** Inclusive, se você jogar no Google "briga entre vizinhos" verá que a grande maioria dos links mencionam brigas que acabaram em morte. É. Morte.
A gente nunca sabe quem está por trás da porta ao lado / acima / abaixo.

Quais são os passos a serem tomados em casos desse tipo:
- Faça reclamações ao síndico ou ao porteiro - nunca para a pessoa em questão
- Faça uma reclamação no livro do condomínio
- Reze

Fato é que desde então ela anda chateando diariamente.
Estou há praticamente três dias sem uma boa noite de sono e sinceramente, agradeço por não terarmas em casa.
Minha vontade é descer lá e surrá-la até que ela vire do avesso.

A parte boa é que ela está de mudança, ao que tudo indica sai agora em junho.
Até lá, muito calmante e reza brava.