domingo, 15 de maio de 2011

#VAIGORDINHA DAS AMÉRICAS

Há dias que venho sonhando com um café americano, mais precisamente com aquelas panquecas gordotas e lindas.
Daí ontem fui num mercado bacaninha aqui em Sampa (o Santa Luzia, não é nem um pouco caro como parece) e achei essa massa de panqueca lá:
Ela é nacional e custa R$ 13.
É, né barato não.
Em compensação, pra ela ficar pronta só precisa acrescentar uma coisa: água.
Mas comendo eu descobri que essa massa não deve ser nada complicada.

Com essa foto altamente sugestionável, só me restou fazer uma calda de morango para comer com as panquecas.
Eu achava que seria bem mais difícil do que realmente é.
Mas bora lá.

PANQUECAS AMERICANAS
COM CALDA DE MORANGOS FRESCOS
De banco de imagens, fala aí!

Ingredientes (para a calda):
- 1 caixa de morango (cerca de 300g) picadinho
- 1/4 de xícara de água
- 1 xícara de água açúcar

Modo de preparo:



Junte os morangos lavados e picados e a água e bata no mixer ou no liquidificador até virar um suco.





Algumas receitas que vi recomendaram coar as sementes, mas eu deixei porque achei que ficaria mais bonito assim. Depois é só colocar na panela junto com o açúcar e ferver por uns 15 minutos. Escolha uma panela mais alta, porque a geléia sobe. O ponto dela aliás é quase isso: quase geléia. Deixa esfriar.



Hora de fritar as panquecas.
Como eu disse antes, é só misturar água na massa.
Na própria caixa ele te indica a quantidade de água pras porções de panqueca.
Eu tentei primeiro com uma xícara só de água, mas a massa ficou impraticável, parecia de pão.
Com duas, ficou menos dura e mais com cara de panqueca.

Mas foi daí que eu imaginei que essa massa pode ser feita com nossas massas normais - acho que se eu colocasse mais água, ficaria com consistência de massa de panqueca normal.

Depois é só deixar a frigideira bem quente e ir fritando, com o fogo baixo, pra não queimar.
Nem precisa botar margarina na frigideira.

Tcharam!!!
Coisa rica do sucesso master:


Tempo de preparo: eu devo ter começado umas quase 10h. Fomos comer quase meio dia.
Mas eu fui fazendo tudo com muita calma, ainda esperei o Marcelo tomar banho pra fritar as panquecas e fiz pão de queijo. Acho que se for focada, em menos de 1h sai tudo.

Porções: A caixa toda deve dar umas 10 ou mais panquecas.

Eu fiz só sete porque acertadamente achei que tudo seria demais - eu só separei três pra mim e não consegui comer tudo.