quinta-feira, 9 de junho de 2011

NA ALEGRIA E NA TRISTEZA, NA SAÚDE E NA DOENÇA

Morar sozinho é não ter que dar satisfação a ninguém, dormir a hora que quiser, largar tudo espalhado pela casa, não lavar a louça se não quiser, comer a geladeira inteira, aquela liberdade toda.
Mas tem a coisa das contas, da organização, dos cuidados com a casa e as doenças.
D-O-E-N-Ç-A-S.

Sim, aquelas coisas malditas, que te fazem espirrar, entupir, sentir dor, mal estar, ficar sem ar, vomitar, ter tontura e por aí vai.
E aí, você me pergunta.
Te vira, ué. Você não é independente?

Estou escrevendo esse post justamente por estar nessa situação.
Estou desde segunda meio lá e cá.
Domingo à noite comecei a ter dor de garganta.
Na segunda à noite ela foi evoluindo para aquela dor padrão da sinusite. Meu ouvido começou a doer.
Na terça de manhã eu seguia espirrando muito, com dor de garganta e aquele mal estar característicos das inflamações nas vias áreas... Aquela tonturinha que dá quando o ouvido fica complicado.
Fui jantar com uma amiga e o ar condicionado do restaurante estava forte.
Resultado: fiquei sem voz.
Fui trabalhar na quarta sem voz e todo o resto foi piorando.
Hoje de manhã acordei com tudo isso já citado acima e uma tremenda falta de ar.
Resultado: home office, muito chá, leite quente e uma vontade imensa de morrer. Rápido.

No meu caso, não tenho muito a quem recorrer, visto que minha mãe e meu namorado moram em Santos e minha família no Rio.
Se eu tenho amigos? Tenho.
Se eu quero perturbá-los? Não.
Depois que você vai morar sozinha e aprende a lidar com tudo de forma auto-suficiente, dá uma certa frustração ter que recorrer aos outros para resolver seus problemas.
Parece estranho, mas é bem isso.

Mas e aí, como faz pra não morrer?
Minhas sugestões:
- Se conheça: saiba quais problemas são mais recorrentes e quais remédios você pode ou não tomar.
- Faça uma pequena farmacinha em casa, com os remédios mais básicos que façam efeito.
- Deixe uma cópia da chave da sua casa FORA dela, em local acessível a terceiros (caso você tenha um problema e se sinta muito mal, pode pedir a alguém para ir lá buscá-la e entrar)
- Deixe seus telefones de contato acessíveis (pai, mãe, pessoas que devem ser avisadas em casos assim)
- Deixe também os telefones do plano de saúde (e os hospitais cobertos pelo seu plano) e deliverys de farmácia à mão
- Avise as pessoas que você não está bem (assim elas te monitoram e, se você sumir, elas saberão que algo não vai bem)
- Deixe na sua despensa uma sopa e um chá (alimentação básica para doentes, porque é fácil de fazer e não suja louça)

E boa sorte!