sábado, 30 de abril de 2011

MORAR SOZINHO NÃO É CASAR CONSIGO MESMO?

Ontem estava conversando com uma amiga minha que está se preparando para morar sozinha e lembrei de duas passagens curiosas durante esse período de mudança para a casa nova.

O primeiro foi o comentário da minha tia, quando liguei para agradecer o presentaço que eles me deram (R$ 300 realidades para comprar um microondas): "foi só uma ajudinha, quando você casar será mais caprichado".

Depois foi no trabalho, quando estavam passando o famoso envelope para um cara lá da empresa (que eu mal conheço e devo ter trocado meia dúzia de palavras se muito) que estava se casando.
Todo mundo estava dando R$ 50.
Eu comentei que estava durangaça devido aos gastos com meu novo apê e disse que só podia dar R$20,00.
Me olharam como se eu tivesse dito que roubo pensão de velhinhas pra fumar crack.
Paguei de mão de vaca e de insensível.

Daí eu te pergunto: por que quem casa merece os melhores presentes e as contribuições mais caras e quem vai morar sozinho não?
Uma "amiga" minha, por exemplo, se ofereceu para me dar lençóis usados.
Longe de querer fazer a mal agradecida, mas ela sabia que eu já tinha cama de casal e roupa de cama adequada.

(Mas meus pratos, talheres e copos são doações da minha mãe, beijo, te amo!) 

Voltando.
Não vi ninguém no escritório se oferecendo para fazer um envelope para me ajudar com as coisas pra casa (sim, a hipótese de que eu não sou nada querida no escritório já foi levantada por mim e tem meu total aval), assim como não vi ninguém se coçar para dar dinheiro a uma colega que perdeu muita coisa num incêndio em sua casa.


E por que minha tia achou que o presente tem que ser mais caro quando eu casar? 

Eu acho que deveria ser justamente o contrário.
Pela lógica, quem vai casar tem duas vezes mais chances de ganhar presentes (oi, um casal?) que uma pessoa sozinha. Assim como quem vai casar, a pessoa que vai morar sozinha também está começando uma nova vida e também precisa de um empurrãozinho nesse momento.


Por que o casamento tem mais valor perante a sociedade que o ato de morar sozinho?
Se você souber a resposta, me conta?



*Digo no geral por conta desses exemplos.
Mas eu tive a sorte de contar com amigos incríveis que me ajudaram com MUITA coisa - minha cozinha seria zero equipada, meu quarto seria bem sem graça e minha sala não teria tecnologia alguma sem eles. É por eles que eu rezo e agradeço todos os dias.